Eneagrama das Personalidades:

A origem

Antes de falar do Eneagrama das personalidades, é importante compreender a sua origem. Embora se diga que esta ferramenta remonte ao ano 2.500 A.C., só em 1910 é que se encontram os primeiros registros desta ferramenta, através do filósofo George Ivanovich Gurdjieff. Aqui ainda era visto como algo esotérico, pertencente ao senso comum.

Só mais tarde, na década de 70 no Chile, Oscar Ichazo da escola Arica, começou a usar o símbolo do Eneagrama para representar nove personalidades, com características e motivações próprias..

Contudo, foi o psiquiatra Claudio Naranjo quem trouxe o conhecimento da psicologia e da psiquiatria ao Eneagrama, levando esta ferramenta para o campo do conhecimento científico.

O Eneagrama hoje em dia

Atualmente, o Eneagrama é usado em várias áreas que estudam o autoconhecimento e estudado nas mais importantes universidades de todo o mundo.

Além da vertente pessoal, é também usada profissionalmente. Empresas como a NASA, a VISA, a Apple ou a Coca-Cola (entre muitas outras) usam-no com frequência, em equipas de alta performance.

Composição do Eneagrama

Como pode ver pela imagem acima, o Eneagrama é Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, que criam nove pontos. Cada ponto corresponde a uma personalidade – daí Eneagrama de personalidades.

Graças ao Eneagrama é possível entender a motivação principal de cada um, lendo e interpretando de forma profunda a personalidade de cada um.

 

Objetivo do Eneagrama de Personalidades

O objetivo do Eneagrama de personalidades, em conjunto com o Coaching Transformacional é conseguir que cada pessoa entenda os seus pontos fortes e fracos, encontrando um equilíbrio no dia-a-dia.

Há que para mudar, há que transformar.

 

Eneagrama de Personalidades:

Tipos de Personalidade

Tipo 1
Perfecionista

“Tem de ser perfeito”
Tal como o nome indica, o primeiro tipo do Eneagrama de personalidades são pessoas que procuram a perfeição e que trabalham arduamente nesse sentido; muitas vezes, esperando (e exigindo) o mesmo dos outros.

Tipo 2
Prestativo

“Eu tenho de ajudar os outros”
Este tipo de personalidade sente a necessidade de ser amada e de ser aceite. Por essa razão, está sempre disponível para ajudar os outros e a “apagar os fogos” sempre que necessário.

Tipo 3
Bem Sucedido

“O sucesso é a minha meta”
Competitivas e trabalhadoras, este tipo de personalidade quer o sucesso a todo o custo e trabalha arduamente para o conseguir. São pessoas com uma grande capacidade de trabalho e que tendem a sacrificar a vida pessoal pelo trabalho.

Tipo 4
Romântico

“Eu sou especial/diferente”
Neste tipo de personalidade há uma tendência para a introspecção. São pessoas umas vezes mais intuitivas, outras mais melancólicas e/ou até negativas.

Tipo 5
Observador

“Eu preciso de entender o mundo”
Embora adorem a liberdade e a independência, afastam-se com frequência das relações demasiado profundas. São pessoas que buscam a compreensão do mundo que as rodeia e são muito observadoras.

Tipo 6
Precavido

“Eu não acredito”
Extremamente responsáveis, o tipo 6 é aquela pessoa que analisa todos os prós e contras e que pondera os diferentes cenários antes de tomar uma decisão. E, se for preciso, não têm problemas em questionar a autoridade, nem o status quo.

Tipo 7
Entusiasta

“Adoro novas ideias. Sim, sou feliz”
Optimista por natureza, são pessoas com muita alegria e energia. Se por um lado, a felicidade é o seu objetivo; por outro, são pessoas que fogem muitas vezes da dor e ao sofrimento, evitando-o.

Tipo 8
Controlador

“Eu tenho de ser forte”
Por acreditar na justiça, não foge de um confronto e vai sempre à luta. Este tipo de caráter é motivada pela ação, muitas vezes essa determinação roça a arrogância e até a agressividade.

Tipo 9
Pacificador

“Por mim, está tudo bem”
Odeia confrontos e foge deles sempre que pode. O último tipo do Eneagrama das personalidades são pessoas afáveis, e com uma enorme dificuldade em dizer que não.

Podes entretanto fazer o teste para descobrires a tua Verdadeira Personalidade:

Ficaste interessado?
Fala comigo – sem julgamentos! Estou aqui para que encontres o teu equilíbrio.